Dicas práticas para tentantes

Tentante

Para otimizar a fertilidade das mulheres, cuidar melhor de seus corpos é um bom primeiro passo. Mas o que mais as mulheres podem fazer para melhorar suas chances de ter um bebê?

O conselho mais importante para uma mulher que quer engravidar é conhecer o seu corpo, especificamente seu ciclo menstrual, disse um endocrinologista reprodutivo e especialista em infertilidade e diretor médico do programa de fertilização in vitro no Noroeste Medicina da Fertilidade e do departamento de Medicina Reprodutiva, em Chicago.

É importante saber quão longe estão os seus ciclos para que ela possa ter relações sexuais mais precisas para tentar engravidar.

Aqui estão dicas que podem ajudar a aumentar as chances de uma mulher saudável de engravidar.

Registar a frequência do ciclo menstrual

Uma mulher que quer ter um bebê deve monitorar se os primeiros dias de seus períodos tendem a vir o mesmo número de dias separados a cada mês, que é considerado regular. Inversamente, seus períodos podem ser irregulares, o que significa que sua duração do ciclo varia de mês para mês ácido fólico gestação. Ao rastrear esta informação em um calendário, uma mulher pode prever melhor quando ela pode estar ovulando, que é o momento em que seus ovários vão liberar um ovo a cada mês.

O ovo de uma mulher é fértil por apenas 12 a 24 horas após a sua libertação, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. No entanto, o esperma de um homem pode sobreviver no corpo de uma mulher por até cinco dias.

Ovulação do Monitor

Mulheres com ciclos regulares ovulam cerca de duas semanas antes da chegada de seus períodos, Pavone disse. É mais difícil prever a ovulação em mulheres com ciclos irregulares, mas normalmente ocorre 12 a 16 dias antes do início do próximo período.

Existem vários métodos que as mulheres podem usar para ajudar a determinar seus dias mais férteis a cada mês.

Kits de ovulação em casa-predição pode levar alguma da adivinhação para fora de descobrir quando uma mulher está ovulando. Vendido nas lojas de drogas, os kits testam a urina para a hormona luteinizante, uma substância cujos níveis aumentam a cada mês durante a ovulação e fazem com que os ovários libertem um ovo. Os três dias após um resultado positivo do teste são o melhor momento para casais a ter sexo para aumentar suas chances de engravidar, relata a Associação Americana de Gravidez.

Outro método para prever a ovulação é rastrear o muco cervical, que envolve uma mulher regularmente verificando a quantidade e aparência de muco em sua vagina. Pouco antes da ovulação, quando uma mulher é mais fértil, a quantidade de muco aumenta e também se torna mais fina, mais clara e mais escorregadia, de acordo com a Marcha das moedas. Quando o muco cervical fica mais escorregadio, pode ajudar o esperma a chegar ao óvulo. Um estudo publicado na revista fertilidade e esterilidade descobriu que as mulheres que verificaram seu muco cervical consistentemente eram 2,3 vezes mais propensas a engravidar durante um período de seis meses.

Fazer sexo em dias alternados durante a janela fértil

A “janela fértil” abrange um intervalo de seis dias, os cinco dias antes da ovulação e o dia da ovulação, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Estes são os dias todos os meses em que uma mulher é mais fértil, mas fique atenta aos chás perigosos na gravidez.

Algumas mulheres estão se voltando para novas ferramentas tecnológicas, como aplicativos de rastreamento de fertilidade e sites, para ajudá-las a manter o controle sobre quando elas podem ser mais propensas a conceber, mas um estudo feito em 2016 sugere que os aplicativos podem não ser tão precisos.

Pesquisas têm mostrado que não houve uma grande diferença nas taxas de gravidez entre casais que tiveram sexo todos os dias durante a “janela fértil” (37 por cento) em comparação com casais que fizeram isso todos os dias (33 por cento). “E fazer sexo em dias alternados pode ser mais fácil para um casal conseguir.